

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Dos verbos do trecho: "passei a virar o rosto na tentativa de obrigá-los a se dirigir a ela, a conversar com ela e a reconhecer sua existência.", apenas podem ser classificados como transitivos indiretos:
dirigir - conversar.
reconhecer - dirigir.
passei - dirigir.
obrigar - conversar.
virar - reconhecer.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os verbos transitivos diretos e indiretos são acompanhados de um objeto direto e um indireto.
II. Na frase “o garoto ofereceu um livro ao colega”, o verbo oferecer traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
A análise da transitividade verbal não deve ser feita isoladamente, mas sim de acordo com o texto. O mesmo verbo pode estar empregado ora intransitivamente, ora transitivamente, ora com objeto direto, ora com objeto indireto. Dessa forma, indique a alternativa INCORRETA:
Perdoai sempre. (verbo intransitivo)
Perdoai as ofensas. (verbo transitivo direto)
Perdoais aos inimigos. (verbo transitivo indireto)
Por que sonhas, ó jovem poeta? (verbo transitivo direto)
Sonhei um sonho guinholesco. (verbo transitivo direto)

Disponível em: <http://labjosefabotelho.blogspot.com.br/2016_02_01_archive.html>. Acesso em: 06 fev. 2017.
A respeito das ações enumeradas no texto, verifica-se que
as nove ações apresentam sintaticamente a mesma transitividade verbal.
somente oito, das nove ações, apresentam sintaticamente a mesma transitividade verbal.
somente sete, das nove ações, assemelham-se quanto à transitividade verbal.
somente três, das nove ações, classificam-se como verbos intransitivos.
somente três, das nove ações, classificam-se como verbos de ligação.
“A frase, capaz de (1) provocar calafrios, é alvo de concordância de um em cada três brasileiros, segundo pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Mesmo entre as mulheres, 30% (2) concordam com esse raciocínio, que culpa a vítima pela violência sexual sofrida.”
Quanto à regência com que se apresentam nesse trecho do TEXTO 5, os verbos numerados e sublinhados são, respectivamente:
(1) transitivo direto; (2) transitivo indireto.
(1) transitivo indireto; (2) intransitivo.
(1) intransitivo; (2) transitivo indireto.
(1) bitransitivo; (2) intransitivo.
(1) transitivo indireto; (2) transitivo indireto.
Em “Eu tirei o meu green card” o verbo destacado funciona sintaticamente como:
Verbo Transitivo.
Verbo de Ligação.
Advérbio.
Verbo Intransitivo.
Observe a oração “Não corramos para cima da criança com um iPad na mão (...)”. O verbo “correr”, nesse contexto, é
um verbo intransitivo.
um verbo transitivo direto.
um verbo transitivo indireto.
um verbo de ligação.
um verbo bitransitivo.
O verbo sublinhado em "O uso mais intenso da tecnologia é a aposta do mercado para ampliar o acesso dos investidores de varejo a informações e, assim, aumentar a diversificação das carteiras desse público." classifica-se como:
Verbo de ligação.
Verbo intransitivo.
Verbo transitivo direto.
Verbo transitivo indireto.
No verso “E tá vendendo drops”, o verbo destacado tem sua classificação sintática como:
Intransitivo.
De ligação.
Transitivo.
Objeto Direto.
... uma boa parte da inteligência de guerra dos aliados vinha desses dois cérebros privilegiados.
O verbo transitivo empregado com o mesmo tipo de complemento com que foi empregado o verbo grifado acima está em:
... lap-tops e tablets que hoje povoam, até, o imaginário infantil.
Suas ideias resultaram no importante conceito de "Máquina de Turing"...
Os bombardeios aéreos causaram muitas mortes...
Faleceu aos 85 anos...
Shannon e Turing, então, com seu conhecimento sofisticado da matemática da informação deduziram as regras alemãs de codificação...
No contexto da oração “Já na escala X, percebem-se desabamentos, rachaduras no solo, destruição de estruturas de concreto armado e danos severos a construções como barragens e estradas de ferro.”, o verbo “perceber” é classificado como:
Transitivo indireto.
Bitransitivo.
Intransitivo.
Transitivo direto.
O verbo sublinhado em “Doenças na família, pais alcoólatras e violência doméstica também eram fatores de risco no segundo grupo.” classifica-se como:
De ligação.
Intransitivo.
Transitivo indireto.
Transitivo direto.
No período: Se o autor convencesse os leitores de que tem razão, se lhes explicasse que é necessário vivermos com mais informação, tudo se resolveria”, os verbos destacados são, respectivamente:
Transitivo direto; transitivo direto; transitivo indireto, transitivo direto.
Transitivo indireto; intransitivo; transitivo direto e indireto; e transitivo indireto.
Transitivo direto e indireto; transitivo direto; transitivo direto e indireto; e transitivo indireto.
Transitivo direto e indireto; transitivo direto; transitivo direto e indireto; e intransitivo.
Na sentença: “(...) assistir ao evento durante os poucos minutos em que a Lua oculta o Sol e o dia se torna mágico (...).”, o verbo grifado tem o mesmo tipo de transitividade que o verbo/locução verbal grifado(a) em:
Os celulares apenas agravaram essa tendência.
(...) as pessoas optaram por ver tudo por detrás duma lente.
Mas as pessoas queriam fazer o seu vídeo, tirar as suas fotos.
Celebramos os momentos significativos das nossas vidas e queremos dividi-los com as pessoas próximas.
Um artigo no jornal New York Times explora a onda explosiva do uso de celulares para gravar eventos, dos mais triviais aos mais significativos.
Assinale a única alternativa que apresenta verbo transitivo indireto:
Crianças geralmente gostam de chocolate!
Crianças geralmente adoram chocolate!
Crianças geralmente amam chocolate!
Quem despreza chocolate?
Sobre a transitividade dos verbos do período, pode-se afirmar que:
ambos são intransitivos.
o primeiro é intransitivo; o segundo, transitivo direto.
o primeiro é intransitivo; o segundo, de ligação.
ambos são transitivos diretos.
o primeiro é transitivo direto; o segundo, de ligação.
O verbo impulsionar empregado no segundo parágrafo está como:
Transitivo direto;
Transitivo direto e indireto;
Transitivo indireto;
Intransitivo.
De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, leia as afirmações sobre os verbos destacados em “Mme. Brizard ESCUTAVA, sem DESPREGAR os olhos de um ponto, os pés cruzados e com uma das mãos APOIANDO-se no espaldar da cama.”.
I. As três formas verbais são núcleos do predicado das orações a que pertencem.
II. Os três verbos indicam, basicamente, o estado das coisas.
III. O terceiro verbo é significativo e necessita de complemento.
Está correto apenas o que se afirma em:
I.
I e II.
II e III.
I e III.
II.
Considere-se a seguinte passagem do Texto I, que está construída na voz ativa e tem verbo transitivo: “Eu olhava tudo” (l. 25)
O mesmo tipo de construção ocorre em:
O apelido de Clarice Lispector era Flor-de-Lis.
Clarice virou cidadã brasileira no ano de 1943.
Clarice é uma das escritoras mais importantes de nossa literatura.
O prêmio literário Jabuti foi duas vezes concedido a Clarice Lispector.
Os editores da época recusaram os textos muito reflexivos de Clarice.
Analise estas três formas verbais (em destaque nos três últimos parágrafos do texto): "manifestou", "disse" e "informou". No contexto em que aparecem, esses verbos são transitivos diretos:
e têm como complementos verbais, respectivamente, os termos "11 milhões", "a transformação dessas unidades" e "a situação das unidades".
e têm como complementos verbais orações subordinadas adjetivas restritivas, todas encabeçadas pelo pronome relativo "que".
e têm como complementos verbais, respectivamente, os termos "ao deficiente", "com a AACD" e "um inquérito civil".
e têm como complementos verbais orações subordinadas substantivas subjetivas, todas encabeçadas pela conjunção "que".
e têm como complementos verbais orações subordinadas substantivas objetivas diretas, todas encabeçadas pela conjunção "que".