Imagem de fundo

Maria Montessori é conhecida por ter criado um método de...

Maria Montessori é conhecida por ter criado um método de educação, com ambientes e com materiais de ensino cuja eficácia está no respeito às fases de desenvolvimento cognitivo da criança. E, a julgar pela difusão que sua obra teve em todo o mundo, qualquer sistema de ensino que pretenda ir além da mera transmissão de saberes, qualquer estrutura pedagógica que pretenda se constituir também como prática humanista são tributárias do legado da educadora italiana.

PINTO, Manuel da Costa. Operários da humanidade. Memória da Pedagogia. n. 3. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005, p. 4. (Fragmento adaptado)

Em relação ao trecho anterior, o trecho negritado expressa



A

finalidade, podendo o período ser parafraseado por “A sua obra foi imensamente difundida em todo mundo para que qualquer sistema de ensino que pretendesse ir além da mera transmissão de saberes, qualquer estrutura pedagógica que pretendesse se constituir também como prática humanista fossem tributárias do legado da educadora italiana”.



B

temporalidade, podendo o período ser parafraseado por “Assim que sua obra passou a ser imensamente difundida em todo mundo, qualquer sistema de ensino que pretendesse ir além da mera transmissão de saberes, qualquer estrutura pedagógica que pretendesse se constituir também como prática humanista passaram a ser tributárias do legado da educadora italiana”.



C

condição, podendo o período ser parafraseado por “Se sua obra tivesse sido imensamente difundida em todo mundo, qualquer sistema de ensino que pretendesse ir além da mera transmissão de saberes, qualquer estrutura pedagógica que pretendesse se constituir também como prática humanista passariam a ser tributárias do legado da educadora italiana”.



D

consequência, podendo o período ser parafraseado por “A sua obra foi tão difundida em todo o mundo que qualquer sistema de ensino que pretenda ir além da mera transmissão de saberes, qualquer estrutura pedagógica que pretenda se constituir também como prática humanista são tributárias do legado da educadora italiana”.