Leia atentamente o texto abaixo:
Na análise linguístico-discursiva do texto, é preciso considerar os mecanismos enunciativos, que contribuem para clarificar a coerência pragmática ou interativa do texto, com a identificação do responsável pelo que é enunciado (responsabilidade enunciativa), das vozes expressas no texto e das diversas avaliações (julgamentos, opiniões, sentimentos) a respeito do conteúdo temático e seus aspectos. Os mecanismos enunciativos exibem, ainda, as avaliações, a partir de julgamentos, opiniões, sentimentos expressos pelas modalizações. As modalizações têm como finalidade geral traduzir, a partir de qualquer voz enunciativa, os diversos comentários ou avaliações formuladas a respeito de alguns elementos do conteúdo temático; explicitam, assim, julgamentos que emanam das instâncias de enunciação e se dirigem a determinados aspectos do conteúdo semiotizado no texto. Elas se realizam por meio de unidades ou conjunto de unidades linguísticas de níveis diferentes, e, segundo Bronckart (1997/2003), podem ser divididas em quatro: a) modalizações lógicas (ou epistêmicas), b) modalizações deônticas, c) modalizações apreciativas, d) modalizações pragmáticas.
(CORREIA, A.O.J. Letramento, alfabetização e trabalho do professor representados nos PCNs. São Paulo. PUC-SP, 2007 (dissertação de mestrado) – Texto adaptado)
Considere o que foi explicitado sobre as modalizações e suas especificidades e identifique a correspondência INADEQUADA.
Grande tem sido a preocupação dos professores do 3º ciclo com o aprimoramento da mecânica da leitura, no sentido de transformar o aluno em leitor fluente, momento em que este tenta se apropriar de novos conhecimentos.
> modalização pragmática: atribui responsabilidades e intenções, razões, capacidades de ação para o agente.
É preciso que os alunos saibam ler e escrever e o professor deverá desenvolver atividades de forma tal que considere a leitura como um processo de interlocução entre leitor/autor mediado pelo texto.
> modalização deôntica: trata das avaliações apoiadas em valores, opiniões e regras, da ordem da obrigação social e moral, no domínio das permissões, direitos, deveres, conselhos e sugestões.
É possível trabalhar com o letramento nas escolas, pois, numa sociedade grafocêntrica, não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita da sociedade, que se manifestam em níveis diferenciados.
> modalização lógica (ou epistêmica): consiste em uma avaliação a partir de critérios ou conhecimentos em relação às condições de verdade, do grau de certeza sobre o conteúdo, da ordem dos fatos possíveis.
Os conhecimentos específicos e diversificados de cada profissional da escola são importantes para a seleção dos textos a serem ensinados.
> modalização apreciativa: envolve as avaliações subjetivas do enunciador (aprovação, indignação, etc.), apreciando o conteúdo como positivo, negativo, na ordem dos sentimentos, emitindo um julgamento de valor.