

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 a seguir para responder às questões que a ele se referem.
Texto 01
A FELICIDADE MORA NAS RELAÇÕES
Os laços que mantemos com os amigos, a família e a comunidade nos tornam mais alegres e saudáveis. A psicóloga canadense Susan Pinker estuda o poder das conexões sociais sobre nós.
1Encontrar os amigos com regularidade, estar perto da família ou mesmo cultivar breves conversas com o vizinho
enquanto levamos o cachorro para passear pode nos trazer mais alegria e mais saúde do que a gente imagina.
Sobre o poder que as conexões sociais têm de nos trazer pertencimento e qualidade de vida, a psicóloga canadense
Susan Pinker diz que o isolamento social é mais perigoso que fumar, ser hipertenso ou nunca praticar atividade
5física. Em época de tanta conectividade — afinal, o WhatsApp apita a todo instante, no Instagram curtimos e
seguimos a vida de tanta gente —, ela defende que uma conversa olho no olho ainda é essencial. Um abraço,
insubstituível. Depois de anos de pesquisa, inclusive nos vilarejos da Sardenha, cheios de pessoas centenárias,
Susan colocou no papel todas essas descobertas e publicou The Village Effect: Why Face to Face Contact Matters,
ainda sem tradução no Brasil.
10A pesquisadora afirma que o isolamento social sempre foi um problema porque homens são animais feitos para
se desenvolverem e conviverem juntos. Há 10 mil anos vivemos em grupos, e a pior punição possível é excluir um
dos membros. E a exclusão afeta nosso corpo, nosso cérebro.
Atualmente as pessoas estão vivendo muito mais sozinhas que do que no passado. E isso influencia nosso risco
de estresse e até de ter depressão. Ao longo dos anos, essa solidão traz um impacto à saúde. Por exemplo, se você
15se sente sozinha ou vive sozinha, ou passa muito tempo só, você tem 30% mais chances de morrer em comparação
com pessoas com uma vida social ativa. Pessoas que se comprometem a estar com outras aumentam sua
expectativa de vida [...]
Disponível em: <https://www.humanasaude.com.br/ouca-um-bom-conselho/a-felicidade-mora-nas-relacoes>. Acesso em: 22 jan. 2019. Adaptado.
No texto, predomina a linguagem
conotativa.
informal.
técnica.
denotativa.