

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto IX, para responder às questões 35 e 36.
Aninha e suas pedras
1 Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
4 Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
7 um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
10 Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
13 e não entraves seu uso
aos que têm sede.
Cora Coralina. Out./1981.
A metáfora é um recurso bastante utilizado para a criação de imagens poéticas. No poema de Cora Coralina, texto IX, é possível fazer a seguinte relação:
no contexto do poema, “Ajuntando novas pedras” (verso 2) refere-se ao hábito infantil de recolher pedrinhas.
em “Remove pedras e planta roseiras e faz doces” (verso 5), surgem elementos que fazem alusão direta à infância.
em “Esta fonte é para uso de todos os sedentos” (verso 10), a palavra “fonte” pode estar referindo-se à própria literatura.
“Vem a estas páginas” (verso 12) refere-se exatamente ao livro que o leitor tem nas mãos, no momento da leitura.
“aos que têm sede” (verso 14) refere-se a todas as pessoas vitimadas pela seca e que sofrem de alguma mazela social.