Imagem de fundo

Assinale a alternativa em que a palavra está corretamente...

Leia o texto.


Abismo azul


Chovera toda a noite. O peso da água sobre o nosso telhado fazia com que uma poeira úmida baixasse sobre minha rede, borrifando-me levemente o rosto. Assim adormeci sob o troar* do aguaceiro, como se viajasse num mar tempestuoso.


O dia, porém, amanheceu límpido. Tomei café e saí descalço caminhando pela rua de barro, onde ainda se viam restos de chuva da noite.


Ao chegar ao Campo do Ourique, onde o chão era de areia firme, deparei-me com uma grande poça d’água transparente. Quis entrar nela, mas, ao ensaiar o passo, detive-me em pânico: tinha diante de mim um abismo tão fundo quanto o céu azul sem nuvens que a água refletia.


Logo me refiz do susto e entrei na poça. Meus pés levantaram o barro do fundo que turvou a água e apagou a imagem vertiginosa daquele céu de verão.


(Ferreira Gullar)


* soar

Assinale a alternativa em que a palavra está corretamente separada em sílabas.


A

aguaceiro: a-gua-ce-i-ro


B

borrifando: bor-ri-fan-do


C

baixasse: ba-i-xas-se


D

água: á-gu-a


E

diante: dian-te