Imagem de fundo

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa...

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.



                                                                                                                                 Justiça e burocracia


A finalidade maior de todo processo judicial é chegar a uma sentença que condene o réu, quando provada a culpa, ou o absolva, no caso de ficar evidenciada sua inocência ou se nada vier a ser efetivamente comprovado contra ele. O pressuposto é o de que, em qualquer dos casos, a sentença terá sido justa. Mas nem sempre isso ocorre. O caminho processual é ritualístico, meticuloso, repleto de cláusulas, de brechas para interpretação subjetiva, de limites de prazos, de detalhes técnicos – uma longa jornada burocrática, em suma, em que pequenos subterfúgios tanto podem eximir de condenação um culpado como penalizar um inocente. Réus poderosos contam com equipes de advogados particulares experientes e competentes, ao passo que um acusado sem recursos pode depender de defensores públicos mal remunerados e indecisos quanto à melhor maneira de conduzir um processo.
No limite, mesmo os réus de notória culpabilidade, reincidentes, por exemplo, em casos de corrupção, acabam por colecionar o que cinicamente chamam de “atestados de inocência”, sucessivamente absolvidos por força de algum pequeno ou mesmo desprezível detalhe técnico. Quanto mais burocratizados os caminhos da justiça, maior a possibilidade de que os “expedientes” das grandes “raposas dos tribunais” se tornem decisivos, em detrimento da substância e do mérito essencial da ação em julgamento. A burocracia dos tortuosos caminhos judiciais enseja a vitória da má- fé e do oportunismo, em muitos casos; em outros, multiplica entraves para que uma das partes torne evidente a razão que lhe assiste.



(Domiciano de Moura)



O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase:

A
Será preciso ler Libertinagem para que se ...... (reconhecer), na poesia de Bandeira, suas formas "libertinas".

B
A literatura muito freqüentemente explora esse tipo de conflito que ...... (costumar) interiorizar as pessoas de todas as épocas.

C
A razão de muitas tensões que nos assaltam ...... (estar) nas oscilações provocadas pelos sucessivos mascaramentos.

D
Se cada norma de conduta a que nos ...... (submeter) fosse avaliada como inteiramente justa, seríamos menos tensos.

E
...... (acabar) por equilibrar-se num fio de navalha os que oscilam entre as verdades e as máscaras.