

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No trecho "O número de demissões por dimensão socioemocional é crescente", a concordância verbal foi estabelecida de acordo com a norma-padrão. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para o emprego da forma verbal no singular.
A forma verbal permanece no singular porque concorda com toda a expressão "de demissões por dimensão socioemocional", tomada como bloco sintático indivisível de valor nominal uniforme.
A forma verbal permanece no singular porque concorda com "demissões", ideia principal do enunciado, ainda que o substantivo anterior atue apenas como marcador quantitativo da oração.
A forma verbal permanece no singular porque concorda com "número", núcleo do sujeito expresso, e não com "demissões", que integra expressão subordinada ao nome nuclear.
A forma verbal permanece no singular porque concorda com "dimensão", termo mais próximo do verbo, cuja posição final no sujeito determina a flexão regular do predicado verbal.
Observe a forma verbal destacada no trecho: “[...] cientistas vêm fazendo alertas [...]” (10º§). Sobre o acento gráfico do vocábulo “vêm”, de acordo com seu emprego no contexto, assinale a afirmativa correta.
Caso o sujeito fosse “o cientista”, ou seja, flexão no singular, a forma correta seria “vém”.
O acento circunflexo justifica-se por se tratar de uma palavra oxítona terminada em “em”.
O verbo “ver” está flexionado na terceira pessoa do plural do tempo presente do modo indicativo.
Trata-se de um acento diferencial para marcar a flexão de plural da terceira pessoa do verbo “vir”.
A forma verbal no plural é rigorosamente justificável em:
A progressão das coceiras em picadas de mosquitos devem-se à nosso própria insistência em coçar.
Não nos cabem tratar nossos sentimentos como picadas de mosquitos que tanto estimamos coçarem.
Não satisfazem as condições básicas de um amor verdadeiro o talento natural de declará-lo com bom estilo.
Costumam derivar das declarações de amor exagerados o efeito colateral da intensificação real de uma paixão.
Atribuem-se à idealização da literatura os hábitos persistentes de uma declaração de amor romântica.
Justifica-se plenamente o emprego das formas verbais no plural em:
De cenas de terror costumam ficar nos meninos muito do realismo que nelas se imprimiram.
Não se admitam que a pessoas sensíveis como elas imponham-se o terror de tais filmes.
Convêm a crianças nervosas exporem-se a um surto emocional que tanto as impressionem?
Caberiam a eles compreender que são fáceis de abalar os inocentes num filme como esse.
Não se tratem crianças como criaturas que detenham pleno controle de seus nervos.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso a forma verbal "gastaram" (segundo período do primeiro parágrafo) fosse flexionada na terceira pessoa do singular — gastou.
Certo
Errado
No texto CB3A1-I, a forma verbal “Conheça” é empregada na
primeira pessoa do singular do presente do subjuntivo.
segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo.
terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo.
terceira pessoa do singular do presente do indicativo.
terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo.
Observe o trecho e responda: "Ela cobriu o guardião sardento e foi parar no meio da rua." (23°§)
O plural da palavra "guardião" é um fenômeno interessante da morfologia do Língua Portuguesa. Trata-se do fato de que essa palavra admite duas formas corretas de plural, ambas reconhecidas pela norma culta: guardiões e guardiães. As palavras abaixo também admitem mais de uma forma de plural, EXCEТО:
mel.
vilão.
álcool.
abdômen.
sênior.
Considerando os trechos retirados do texto, assinale a alternativa que apresenta um verbo flexionado na primeira pessoa do plural (nós).
“Quando comemos um doce”.
“Essa glicose é importante”.
“Quando suas quantidades são exageradas”.
“O corpo ‘guardará’ esse suprimento”.
No período “Quando reduzimos o peso corporal, perdemos massa muscular também”, o emprego da primeira pessoa do plural confere caráter generalizante à afirmação, ampliando o seu alcance para além de casos individuais.
Certo
Errado
Na oração "A facilidade de acesso e a promessa de ganhos rápidos atraem um número crescente de brasileiros" (primeiro parágrafo), não haveria prejuízo da correção gramatical se o verbo fosse flexionado na terceira pessoa do singular, pois, nesse caso, como o sujeito é composto, a concordância pode ser feita com o núcleo do sujeito mais próximo, de acordo com a norma padrão.
Certo
Errado
A flexão do verbo numa forma do plural justifica-se apenas na frase:
Enquanto não houverem alternativas aceitáveis para as funções desses óxidos, eles seguirão em alta no mercado tecnológico.
Destacam-se entre 0s componentes encontrados na terra uma espécie de óxido metálico de múltiplos e sofisticados empregos.
Alcançam grande valor no mercado de componentes tecnológicos essa novidade do mundo digital conhecida como “terras raras”.
Destinam-se a uma diversificada oferta de serviços digitais esses óxidos metálicos tão disputados pelos países mais avançados.
Não se tratam exatamente de minérios puros, mas de óxidos terrosos e metálicos o que acabou sendo identificado como “terras raras”.
Considere-se uma situação hipotética, segundo a qual uma notícia publicada viesse sob o seguinte título: “Novo jogador para o time paraense”. Sobre o emprego da palavra “para” na frase em questão, é correto afirmar que
corresponde a um verbo conjugado na segunda pessoa do singular, o qual concorda com o sujeito “novo jogador”.
é uma preposição indicativa de “finalidade” e, portanto, não se flexiona, tampouco estabelece concordância com o sujeito.
diz respeito a uma forma verbal no infinitivo, podendo ser confundida com uma conjunção de mesma forma ortográfica.
está incorretamente grafada, pois corresponde claramente a uma preposição e, por isso, deveria ser grafada como “pára”, a fim de se diferenciar do verbo “parar”, quando conjugado na terceira pessoa do singular.
sua interpretação depende do contexto maior em que a frase for empregada (no caso, a notícia), pois pode ser interpretada tanto como preposição quanto como verbo.
A explicação mais provável é que ele "tivesse" cerca de dez por cento da massa da Terra e "tenha sido" amplamente absorvido após a colisão.
Considerando a conjugação de tempo e modo dos verbos destacados, é CORRETO afirmar que:
Ambos os verbos estão no modo indicativo, sendo "tivesse" forma simples de passado e "tenha sido" construção composta com valor de passado perfeito estruturado no indicativo.
"Tivesse" está no pretérito imperfeito do indicativo, e "tenha sido" encontra-se no pretérito perfeito do indicativo em forma composta passiva analítica.
"Tivesse" está no pretérito imperfeito do subjuntivo, e "tenha sido" é forma composta do modo subjuntivo: verbo auxiliar no presente do subjuntivo e particípio.
"Tivesse" corresponde ao futuro do subjuntivo, e "tenha sido" constitui locução verbal nominal formada por verbo de ligação e particípio com valor atributivo em estrutura subordinada.
Avalie as frases abaixo:
1. Discutiram-se os fatos.
2. Precisam-se de bons profissionais nesta Prefeitura.
3. Fizeram-se vários concursos em 2024.
4. Necessita-se de operários para a messe.
5. Aluga-se casas.
Assinale a alternativa correta sobre as frases.
Em 1, “os fatos” é objeto direto.
Em 2, há erro de concordância.
Em 3, há erro de concordância, pois o verbo é impessoal.
Em 4, o verbo deveria estar no plural.
Em 5, a frase está correta.
Justifica-se plenamente o emprego do plural em todas as formas verbais em:
Aos criadores literários cabem respeitar a importância decisiva que as palavras ganham, para além do que informam.
Reconheçam-se nos profissionais da literatura a alta responsabilidade que assumem em seu ofício.
São de se louvar, entre os artistas de todas as linguagens, O apuro dos meios que se emprega em sua expressão.
Adicionem-se aos gênios proclamados o mérito de quem os compreenderam para proclamá-los.
Aplaudam-se nas altas obras da literatura 08 esforços bem sucedidos dos que as fizeram exuberantes.
Na frase 'Faz dez anos que não visito Jaicós', o verbo 'fazer' é impessoal por indicar tempo decorrido, devendo permanecer obrigatoriamente na terceira pessoa do singular.
Certo
Errado
Assinale a alternativa em que ambas as formas verbais propostas entre parênteses ficam corretas no preenchimento da lacuna da frase.
Grande parte dos jogadores _________ para o vestiário. (foi / foram)
O núcleo dos planetas _________ a temperatura mais elevada. (tem / têm)
As estrelas e o Sol _________ à mesma categoria de corpos celestes. (pertence / pertencem)
A relação dos concorrentes _________ um enorme tumulto. (causou / causaram)
A tinta das impressoras _________ ao fim. (chegou / chegaram)
No título do texto, o verbo “serve” é flexionado no singular porque concorda com o termo
pesquisa.
para que.
indica.
o 5G.
Assinalar a alternativa que apresenta, respectivamente, um verbo na 3ª pessoa singular do pretérito imperfeito e um na 3ª pessoa plural do futuro do presente.
Cantava | cantarão.
Cantara | cantaram.
Cantou | cantaram.
Canta | cantam.
A pessoa gramatical indicada no verbo “ter” em “‘eu sou vossa mãe e vossa irmã e estou aqui; tende calma’” corresponde à:
primeira pessoa do singular.
segunda pessoa do singular.
terceira pessoa do singular.
primeira pessoa do plural.
segunda pessoa do plural.