De acordo com Brito (1995), há vários tipos de empréstimos linguísticos em Libras aos quais os usuários da língua recorrem. São eles: empréstimo lexical, empréstimo por inicialização, empréstimo de sinais de outras línguas de sinais, empréstimo de domínio semântico e empréstimo de ordem fonética. Sobre o empréstimo linguístico por inicialização é correto afirmar:
Um exemplo de empréstimo por inicialização é o sinal N-U-N-C-A, exatamente por ser constituído pela soletração manual.
Um exemplo de empréstimo linguístico por inicialização é o sinal ANO, cuja a origem é outro sinal de mesmo valor semântico da ASL.
Tipo de empréstimo linguístico que recorre à utilização de uma configuração de mão correspondente à primeira letra da palavra equivalente em português.
O empréstimo por inicialização é obtido pela tentativa de representação visual do som que constitui a palavra em português, tal como ela é percebida pelo surdo.
No empréstimo por inicialização a soletração ganha uma velocidade própria da Libras, sendo necessária apenas a indicação da primeira e última letra da palavra em português, como no sinal A-Z-U-L.