

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Existem concursos públicos nos quais a folha de resposta das questões objetivas apresenta as seguintes opções: certa ou errada. Se o candidato considerar a questão como certa, ele marca a letra C e, se considerar a questão como errada, marca a letra E na folha de resposta do concurso. O candidato ainda tem a possibilidade de deixar a questão sem responder, caso queira.
A forma de pontuação da prova segue os seguintes critérios:
• Para cada questão que o candidato responder corretamente, são atribuídos a ele 3 pontos.
• Para cada questão que o candidato responder erroneamente, são retirados dele 2 pontos do total de pontos que obteve com os acertos.
• Se o candidato não responder à questão, não é atribuído e nem retirado ponto.
Em um concurso com 20 questões, que segue o critério determinado acima, um candidato respondeu à folha de resposta da seguinte forma:
1 | C |
2 | E |
3 | |
4 | C |
5 | C |
6 | |
7 | E |
8 | E |
9 | E |
10 | C |
11 | C |
12 | C |
13 | |
14 | E |
15 | C |
16 | E |
17 | E |
18 | E |
19 | C |
20 | C |
Quando foi divulgado o gabarito da prova, ele percebeu que, das questões que respondeu, havia errado 3. Dessa forma, podemos afirmar que a pontuação que conseguiu foi a seguinte:
45
36
54
24
48