Imagem de fundo

Mayara, Lucas e Gabriela, alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, representaram a divis...

Mayara, Lucas e Gabriela, alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, representaram a divisão de 253 docinhos para 2 embalagens de modo que em cada embalagem ficasse a mesma quantidade de doces:

Os procedimentos de cálculo descritos, utilizados por muitos professores, são conhecidos como processo americano, processo longo e processo curto. A respeito desses procedimentos, Pires, no livro Educação Matemática: conversas com professores dos anos iniciais, comenta que

A

os três processos podem ser utilizados, dependendo do nível de apropriação das crianças, não havendo obrigatoriedade de se chegar ao curto.

B

todos os alunos deveriam utilizar, pelo menos, o processo longo.

C

os três processos podem ser utilizados, dependendo do nível de apropriação das crianças, mas enfatiza que é necessário chegar pelo menos ao longo.

D

os três processos podem ser utilizados, dependendo do nível de apropriação das crianças, mas enfatiza que é necessário chegar ao curto.

E

todos os alunos deveriam utilizar os três processos: americano, longo e curto.