A tabela de imposto de renda da pessoa física tem alíquotas...
A tabela de imposto de renda da pessoa física tem alíquotas e deduções, conforme mostrado a seguir.
Base de Cálculo | Alíquota | Parcela a deduzir do IRPF |
Até R$ 1.903,98 | Isento | R$ 0,00 |
De R$ 1.903,99 até R$ 2.826,65 | 7,5% | R$ 142,80 |
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 | 15% | R$ 354,80 |
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 | 22,5% | R$ 636,13 |
Acima de R$ 4.664,68 | 27,5% | R$ 869,36 |
Desse modo, se a base de cálculo de um trabalhador é R$ 4.000, ele pagaria 22,5% desse valor, o que corresponde a R$ 900, mas terá o desconto de R$ 636,13, conforme indicado na tabela, chegando a um imposto final de R$ 263,87.
Um funcionário de órgão público recebe um salário de R$ 7.000 por mês, em que 11% dessa quantia são retidos para o seu INSS.
O restante compõe a base de cálculo para a tributação do IRPF. Com base nessas informações, a alíquota efetiva que esse trabalhador paga de imposto de renda, ou seja, a relação entre o imposto de renda e o seu salário bruto é aproximadamente

Esta é uma questão inédita. Assine um de nossos planos para desbloqueá-la.
Enquanto questões de concursos anteriores mostram o que já caiu, as questões inéditas ajudam você a treinar o que pode cair agora.
Treine com conteúdos novos e atualizados
Identifique lacunas antes do dia da prova
Pare de acertar por memória e teste seu conhecimento de verdade