

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A segunda fase da OBMEP em 2019 será realizada na Universidade Federal de Santa Maria no dia 28 de setembro do corrente ano. Um problema instigante e desafiador de geometria foi apresentado aos alunos do CMSM durante a preparação, segundo a figura 11 a seguir.
Figura 11: Desafio de Geometria

Fonte: CMSM
Sabe-se que:
a. Dadas duas retas paralelas cortadas por uma transversal, os ângulos alternos internos são iguais, ou seja, se r // s então a = (3.α=β)
Figura 12: Paralelismo de retas

Fonte: CMSMb. Na figura 11:
1) a distancia. 11=
2) o ângulo AC=1cm
3) o ângulo FCB = γ ;
1) o triângulo ACB é retângulo em θ ;
5) o quadrilátero FCED é um retângulo, ou seja, todos os ângulos internos são iguais a 90° e os lados opostos são paralelos o iguais.
Considerando o triângulo AFC e os ângulos γ e θ dados 11a figura 11 acima, determine o comprimento do segmento AF.
AF — senγ • cosθ — senθ • C0Sγ (cm)
AF = senθ • cosγ + senγ • cosθ (cm)
.4F = senθ • cosγ — .senγ • cosθ (cm)
AF = tgγ • cosθ + senθ • cosγ (cm)
AF — senγ . cosθ + senθ • tgγ (cm)


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.