A respeito das dermatoses vulvares, considerando-se conceito, epidemiologia, diagnóstico e tratamento é CORRETO afirmar que:
O líquen plano vulvar (LPV) apresenta-se como pápulas ou placas eritematosas com eventuais erosões na região vulvar, sendo a principal manifestação clínica a diminuição de sensibilidade local.
O líquen simples vulvar ou líquen simples crônico da vulva é processo eczemático crônico da região vulvar, é frequentemente associado a fissuras e escoriações e é considerado como lesão precursora de neoplasia vulvar.
O tratamento do líquen plano vulvar é feito com derivados de testosterona para aplicação tópica com melhora satisfatória de 90% dos casos.
O prurido, irritação local, dispareunia e disúria estão entre os sintomas mais comuns do líquen escleroso e atrófico genital, com presença comum de lesões branco-eritematosas, opacas e nacaradas, que tem diagnóstico diferencial com vitiligo.