Imagem de fundo

Leia o caso clínico a seguir.Paciente de 70 anos, portador...

Leia o caso clínico a seguir.

Paciente de 70 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, com controle adequado dos níveis pressóricos, em uso de enalapril 20 mg 2 vezes ao dia, hidroclorotiazida 25 mg, uma vez ao dia, e metoprolol 50 mg, 2 vezes ao dia. Nos últimos sete dias, tem se sentido mais astênico e indisposto. Relata três episódios de pré-sincope. Em avaliação médica em unidade básica, foram observadas discreta elevação de níveis pressóricos e bradicardia. Realizado eletrocardiograma que mostra o seguinte traçado:


Imagem associada para resolução da questão



A conduta e solicitar transferência para:


A

unidade com suporte em cardiologia, a fim de implantar marca-passo em caráter eletivo.


B

unidade com suporte em arritmologia, a fim de implantar marca-passo em caráter urgente.


C

unidade com suporte em eletrofisiologia, para investigação de pré-síncope.


D

unidade com suporte em hemodinâmica, para investigação de doença coronariana na definição de etiologia de pré-síncope.