

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Paciente de 70 anos, tabagista, com nódulo pulmonar no lobo superior direito, realizado PET-CT com evidência de hipermetabolismo no nódulo pulmonar e no linfonodo mediastinal cadeia 4R.
Sobre a técnica de estadiamento mediastinal por EBUS, assinale a afirmativa correta.
O linfonodo paratraqueal direito deve ser o único abordado, devido ao hipermetabolismo detectado no PET-CT.
A mediastinoscopia deve ser o primeiro procedimento realizado para estadiamento mediastinal do câncer de pulmão, caso disponível.
O primeiro linfonodo avaliado por EBUS deve ser o da cadeia 4L, seguido do da cadeia 7 ou, então, o da cadeia 4R.
Cada linfonodo deve ser puncionado uma vez por punção aspirativa transbrônquica guiada por EBUS (EBUS-TBNA).
O exame de EBUS deve sempre ser realizado sob anestesia geral.