

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre anatomia pélvica podemos afirmar:
A parede abdominal anterior é limitada superiormente pelo processo xifóide e pela margem inferior das cartilagens intercostais da oitava a décima costela. Inferiormente, é limitada pela sínfise púbica e, lateralmente, pelo ligamento inguinal e espinha ilíaca anterossuperior.
A fascia transversalis cobre o folheto posterior da bainha do reto abdominal e do músculo transverso.
A cicatriz umbilical localiza-se na linha mediana, cerca de 3 a 3,5 cm abaixo do nível das tuberosidades do osso ilíaco.
A veia ilíaca esquerda cruza a frente do corpo da quarta vértebra lombar e atrás da bifurcação da aorta.
Abaixo da cicatriz umbilical, todas as fáscias passam juntas e posteriormente aos músculos reto abdominais.