

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em relação à fisiologia do Sistema Nervoso e dos tecidos corporais excitáveis eletricamente, é correto afirmar que:
A condução elétrica se faz em células especializadas, através da membrana plasmática, por receptores acoplados à Proteína G, e um segundo mensageiro.
Existe um potencial elétrico estabelecido pela diferença de cargas positivas e negativas, dentro e fora da célula, com a predominância de cargas elétricas negativas no intra-celular, caracterizando o chamado potencial de repouso.
O fenômeno de overshooting ocorre durante a repolarização celular, restabelecendo o potencial de repouso.
Durante a repolarização da membrana nervosa, existe um restabelecimento das concentrações de Na e K, através da bomba Na K ATPase, processo este que se dá de forma passiva, sem gasto energético.