

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em anestesia neurocirúrgica, é importante dar ênfase à forma pela qual as técnicas e os agentes anestésicos influenciam o Fluxo Sanguíneo Cerebral (FSC) e a Taxa Metabólica Cerebral de Oxigênio (CMRO2) para manter a Pressão de Perfusão Cerebral (PPC) e a Pressão Intracraniana (PIC) em valores compatíveis com um encéfalo complacente e, se possível, com seu volume reduzido para facilitar o manejo cirúrgico. A respeito do efeito dos anestésicos sobre o FSC e a CMRO2, assinale a afirmativa correta.
O etomidato aumenta a PIC através do aumento da PPC.
Como regra, os anestésicos venosos aumentam a CMRO2 e o FSC.
A cetamina promove redução no FSC na CMRO2 e, assim, redução da PIC.
O etomidato reduz o FSC e a CMRO2 e promove Burst Suppression (BS ou “supressão de explosão”) no eletroencefalograma sem evidência de dano metabólico cerebral.