

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 63 anos é submetido à ressecção cirúrgica pulmonar esquerda (pneumonectomia) por câncer pulmonar, associado à extensa ressecção de linfonodos mediastinais (linfadenectomia mediastinal). Ao término do procedimento operatório, realizou-se drenagem pleural esquerda. No primeiro pós-operatório, cinco horas após o início da primeira refeição, ocorreu a saída de secreção de aspecto branco leitoso, fluido, inodoro, sem grumos e que, ao final do dia, tinha um volume total de drenagem de 900 mL. No dia seguinte, o débito já alcançava 1300 mL/dia, mantendo o mesmo aspecto. O doente apresenta- se em regular estado geral, normocorado, hidratado, afebril e a ferida operatória tem bom aspecto.
Com base nos sítios anatômicos onde foi realizada a cirurgia, aspecto e valores do drenado pleural, assinale a alternativa que descreve a melhor hipótese diagnóstica da natureza do líquido pleural drenado e qual exame complementar laboratorial deve-se solicitar para confirmar o diagnóstico.
Empiema pleural – pH do líquido drenado.
Fístula esofágica – amilase do líquido drenado.
Quilotórax – dosagem de quilomícrons do liquido drenado.
Urinotórax – dosagem de creatinina e ureia do líquido drenado.
Hidrotórax – dosagem do pH e sódio do líquido drenado.