Imagem de fundo

Em uma paciente grávida de 24 semanas submetida a ultrassonografia com Doppler para ava...

Em uma paciente grávida de 24 semanas submetida a ultrassonografia com Doppler para avaliação rotineira, observam se alterações nos fluxos sanguíneos uteroplacentário e fetal. Com base na fisiopatologia e nos achados de imagem nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia e considerando as implicações para o sistema vascular, qual das seguintes afirmações melhor correlaciona o achado ultrassonográfico com a condição clínica da paciente?

A

Resistência aumentada no Doppler das artérias uterinas sugere pré eclâmpsia, associada a um risco aumentado de crescimento fetal restrito e desfechos adversos perinatais.

B

A presença de fluxo sanguíneo reverso no ducto venoso é um indicador de normalidade e eficiência do sistema cardiovascular fetal.

C

Um índice de pulsatilidade normal nas artérias cerebrais médias fetais indica comprometimento do bem estar fetal e necessidade imediata de intervenção obstétrica.

D

Aumento da velocidade sistólica máxima na artéria umbilical sugere melhora na perfusão placentária e menor risco de hipóxia fetal.

E

Diminuição da resistência vascular na artéria aorta fetal é um achado típico e esperado na segunda metade da gestação, sem associação com patologias.