A Patogenesia é um pilar da homeopatia. É através dela que se descobre o poder medicamentoso de uma determinada substância. Pode-se afirmar, em relação à Patogenesia:
Alguns medicamentos podem produzir, com as mesmas características individuais, qualquer enfermidade natural essencial; mas, quanto às diversas lesões orgânicas que habitualmente são vistas como enfermidades essenciais diferentes, os medicamentos não podem produzir.
Os medicamentos podem produzir sobre todos os indivíduos a totalidade dos fenômenos que compõem a enfermidade artificial particular que eles podem provocar.
Os indivíduos com predisposição particular para a manifestação dos efeitos dos medicamentos representam um obstáculo para que se conheça, a partir de sua ação patogenésica, os efeitos que eles desenvolverão sobre o doente que ingeriu determinado medicamento.
Todos os medicamentos, sem exceção, são agentes patogenésicos, capazes de produzir, tanto quanto as causas das enfermidades naturais, lesões funcionais e orgânicas, agudas ou crônicas, perfeitamente desenvolvidas.
O efeito dinâmico verdadeiramente positivo produzido diretamente pelo medicamento existe quando produzem efeitos materiais, físicos e químicos.