Imagem de fundo

Uma avaliação precisa do estadio da doença em pacientes com linfoma de Hodgkin (LH) é f...

Uma avaliação precisa do estadio da doença em pacientes com linfoma de Hodgkin (LH) é fundamental para a seleção da terapia apropriada. O sistema de estadiamento para pacientes com LH baseia-se no fato de os linfonodos envolvidos estarem em um ou ambos os lados do diafragma, no número de locais envolvidos, se os locais de envolvimento são volumosos, se há envolvimento extranodal contíguo ou doença extranodal disseminada, e se sintomas sistêmicos típicos (sintomas B) estão presentes.


Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

A

Os fatores prognósticos para LH em estádio avançado incluem a presença de uma grande massa mediastinal, velocidade hemossedimentação elevada, envolvimento de múltiplos sítios nodais, envolvimento extranodal, idade ≥ 50 anos ou doença esplênica maciça.

B

O padrão ouro para tratamento do Linfoma de Hodgkin clássico, em âmbito SUS, é a quimioterapia ABVD (adriamicina, bleomicina, vimblastina e dacarbazina).

C

Quimioterapia em altas doses seguida de Brentuximabe vedotina é o tratamento padrão para muitos pacientes que se apresentam refratários ou com recaída após resposta à quimioterapia inicial.

D

O tratamento de escolha para pacientes com resposta inicial ao esquema de quimioterapia é a consolidação com transplante alogênico de células progenitoras hematopoéticas.

E

Para os pacientes com doença localizada desfavorável e doença avançada, o protocolo MOPP tem sido avaliado, porém, até o momento, não há diferença em termos de sobrevida global.