

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A.B.C., 60 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes Mellitus e doença renal crônica em estágio 5 não dialítico, comparece à Unidade Básica de Saúde com requisição de exames para serem agendados. De acordo com as Diretrizes Clínicas para o cuidado ao paciente com Doença Renal Crônica no SUS, o paciente deve fazer acompanhamento regular e multidisciplinar, mantendo vínculo com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sobre a periodicidade mínima dos exames que devem ser realizados pelo paciente de acordo com a programação recomendada e descrita na Diretriz supracitada, é CORRETO afirmar que:
a dosagem dos exames creatinina, ureia, cálcio, fósforo, hematócrito e hemoglobina e potássio deve ser realizada anualmente.
a dosagem dos exames creatinina, ureia, cálcio, fósforo, hematócrito e hemoglobina e potássio deve ser realizada trimestralmente.
a dosagem de Proteínas totais e frações, ferritina, índice de saturação de transferrina (IST), fosfatase alcalina, PTH e gasometria venosa ou reserva alcalina deve ser realizada anualmente.
a dosagem de Proteínas totais e frações, ferritina, índice de saturação de transferrina (IST), fosfatase alcalina, PTH e gasometria venosa ou reserva alcalina deve ser realizada trimestralmente.
a dosagem de Proteínas totais e frações, ferritina, índice de saturação de transferrina (IST), fosfatase alcalina, PTH e gasometria venosa ou reserva alcalina deve ser realizada mensalmente.