

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
F.D.V., 29 anos, nuligesta, vem ao consultório ginecológico referindo dor pélvica crônica e 3 anos de infertilidade. Submetida a videolaparoscopia, com diagnóstico de endometriose severa, com endometrioma de 6 cm em ovário esquerdo e com trompas pérvias bilateralmente. Descartado fator masculino.
Com relação aos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Drenagem e eletrocauterização da pseudocápsula do endometrioma é mais efetiva do que a exérese da pseudocápsula em termos de melhora da fertilidade.
A exérese da pseudocápsula melhora a fecundidade e diminui o risco de recorrência de cisto.
Após a exérese do endometrioma deve-se prescrever agonista do GnRH para melhorar a fertilidade da paciente.
Não se recomenda esvaziamento do cisto na primeira abordagem cirúrgica, por risco de contaminação da cavidade peritoneal.
Recomenda-se nova cirurgia caso a paciente não engravide após a primeira.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.