

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Paciente feminina de 35 anos apresenta-se com queixa de dor em região anal após evacuação há 5 meses. Refere histórico de constipação e episódios de hematoquezia, sem outros antecedentes pessoais, sem dor abdominal e sem alteração das fezes. Ao exame físico, verifica-se o que segue na imagem:

(Arquivo pessoal; imagem utilizada com autorização)
Com relação ao quadro, assinale a alternativa correta.
A paciente apresenta quadro de úlcera na região anal, o que está associado a infecções sexualmente transmissíveis. Deve-se realizar tratamento clínico com antibioticoterapia, não sendo necessária investigação adicional.
Trata-se de quadro de fissura anal crônica, que, por definição, é uma laceração da mucosa distal à linha denteada, localizada em 90% dos casos na região anterior (paciente em DDH). Por tratar-se de quadro crônico, o tratamento deve ser realizado com sintomáticos.
A paciente apresenta-se com quadro clínico de fissura anal crônica, patologia definida pelo tempo de sintomas e aspecto da lesão (fibrose e exposição de fibras do esfíncter anal interno). A manometria anorretal pode ter validade para o tratamento da paciente.
A fissura anal ocorre, na maioria dos casos, na linha média anterior, com exposição das fibras da musculatura esfincterina externa. Deve-se prosseguir na investigação para outras patologias possíveis.
A paciente apresenta uma úlcera única acima da linha pectínea com características típicas de infecção sexualmente transmissível. O tratamento deve ser realizado com doxiciclina.