

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente de 62 anos é admitido na emergência com dor abdominal intensa, difusa por todo abdome, início súbito há duas horas, acompanhada de náuseas e vômitos.
Ao exame físico, fácies álgica, sem posição no leito, FC 110 bpm, PA 145 x 98 mmHg, FR 24 ipm, SatO2 96% (ar ambiente). Observa-se distensão abdominal, rigidez no abdômen e sinais de peritonite difusa. A radiografia abdominal mostra presença de ar livre subdiafragmático.
Diante do quadro de pneumoperitoneo, o paciente é hidratado, é iniciada antibioticoterapia empírica e o paciente é encaminhado ao centro cirúrgico para laparotomia exploradora, a qual evidenciou uma úlcera gástrica perfurada, de aproximadamente 1,5 cm, localizada na pequena curvatura do antro, além de pequena quantidade de secreção gástrica com restos alimentares perigástricos.
A conduta mais indicada para esse paciente é
rafia da úlcera e vagotomia troncular.
antrectomia com vagotomia troncular.
ressecção em cunha com rafia primária.
biópsia da úlcera e epiploplastia de Graham.
ressecção da úlcera, rafia e epiploplastia de Graham.