Imagem de fundo

Segundo o DSM-IV, sobre os transtornos somatoformes...

Segundo o DSM-IV, sobre os transtornos somatoformes, dissociativos e factícios, é correto afirmar:


A

No transtorno somatoforme indiferenciado, o paciente apresenta uma ou mais queixas somáticas por mais de seis meses, causando sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional, não podendo ser explicados por outro transtorno mental e não sendo intencionalmente produzido.


B

A amnésia dissociativa é caracterizada por uma súbita perda da identidade pessoal e da memória de toda a vida pregressa, com a adoção de uma nova identidade, podendo o doente viajar para longe de casa e assumir nova residência, profissão e vida.


C

O transtorno factício concentra-se em sentimentos de mal-estar e aversão do paciente em relação a algum aspecto do seu corpo.


D

O transtorno dismórfico corporal é caracterizado pelo medo de desenvolver uma doença séria ou pela crença de ser portador de uma doença grave.


E

Os transtornos dissociativos constituem um grupo de condições psicopatológicas nas quais ocorre a produção ou simulação intencional de sinais ou sintomas físicos ou psicológicos, podendo ser subdivididos em sinais e sintomas predominantemente psicológicos ou físicos, ou combinados.