Imagem de fundo

Em 2012, mais de 2,35 milhões de pessoas receberam terapia...

Em 2012, mais de 2,35 milhões de pessoas receberam terapia de reposição renal em todo o mundo, e o número de pacientes que necessitam de diálise cresce a cada ano. Com o aumento do número de pessoas fazendo hemodiálise em longo prazo, é provável que o número desses pacientes que irão necessitar de cirurgia em algum momento também irá ampliar e, consequentemente, haverá este tipo de paciente para ser anestesiado. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pacientes que recebem hemodiálise têm risco aumentado de sangramento, instabilidade hemodinâmica, distúrbios eletrolíticos, infecção e retardo na cicatrização da ferida operatória no período pós-operatório.

( ) A preparação pré-operatória desses pacientes deve ser bastante cuidadosa e sistemática; deve existir uma comunicação e cooperação efetiva entre todos os envolvidos: nefrologia, anestesia e equipe cirúrgica.

( ) O primeiro cuidado que a ser tomado é com o acesso venoso e a monitorização da pressão arterial que devem ser preferenciais no braço em que se encontra a fístula arteriovenosa do paciente.


A sequência está correta em


A

V, V, V.


B

V, V, F.


C

V, F, F.


D

F, V, V.