Imagem de fundo

Na resposta neuroendócrina-metabólica ao jejum, à...

Na resposta neuroendócrina-metabólica ao jejum, à hipoglicemia ou ao estresse agudo, o corpo prioriza a liberação de glicose e a manutenção da homeostase energética e da função cerebral.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.


1. A redução da produção de insulina e o aumento de glucagon são as primeiras reações para liberar a glicose armazenada via glicogenólise hepática.

2. Com a lipólise (liberação de ácidos graxos para cetogênese alternativa) e glicogenólise adicional, a gordura passa a ser utilizada como fonte primária de energia, produzindo corpos cetônicos.

3. A liberação do hormônio do crescimento (GH), mediada pelo eixo hipotálamo-hipófise, inibe a captação de glicose por tecidos periféricos e estimula gliconeogênese.

4. A elevação de cortisol e catecolaminas é ativada pelo eixo hipotálamo-hipofisário-adrenal (HPA) e pelo sistema nervoso simpático (SNS), respectivamente, e ambos estimulam a glicogenólise muscular e a lipólise.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.