Imagem de fundo

A Lei Federal nº 8.080/1990 prevê a participação...

A Lei Federal nº 8.080/1990 prevê a participação complementar da iniciativa privada no Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre essa participação, é correto afirmar que


A

a iniciativa privada pode atuar no SUS sem necessidade de regulamentação ou fiscalização, desde que ofereça serviços gratuitos.


B

os serviços privados podem substituir completamente a rede pública de saúde em regiões onde há deficiência de oferta.


C

a participação da iniciativa privada na assistência à saúde deve ser sempre preferencial em relação aos serviços públicos.


D

os serviços de saúde privados, quando complementares ao SUS, devem ser contratados ou conveniados, observando-se as diretrizes do sistema e dando-se preferência às entidades filantrópicas.


E

a participação da iniciativa privada é permitida apenas em caráter de urgência e emergência, sob contratação direta sem licitação.