

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Paciente idoso de 78 anos, portador de hipertensão arterial controlada, procura consulta de rotina relatando cansaço, episódios de tontura ao se levantar e dificuldade para realizar algumas atividades domésticas; considerando a avaliação integral da saúde do idoso e a necessidade de planejamento de cuidados preventivos, assinale a alternativa correta sobre condutas básicas em geriatria aplicáveis a este paciente.
Pacientes idosos assintomáticos não devem ser questionados sobre quedas recentes ou alterações cognitivas, pois estas informações não influenciam o planejamento de cuidados preventivos.
A idade cronológica isoladamente é suficiente para determinar independência funcional e necessidade de suporte domiciliar, dispensando avaliação detalhada de atividades diárias ou testes específicos.
A avaliação da capacidade funcional por meio de escalas validadas, como Katz ou Lawton & Brody, permite identificar limitações nas atividades básicas e instrumentais da vida diária, orientando intervenções preventivas e reabilitadoras.
O rastreamento de comorbidades como hipertensão ou diabetes deve ser realizado apenas quando o paciente apresentar sintomas específicos, sendo desnecessário em consultas de rotina.