

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma menina de 7 anos apresenta desenvolvimento de pelos pubianos (Tanner 2) e odor axilar, sem desenvolvimento mamário (Tanner 1). A idade óssea é de 8 anos. A 17-hidroxiprogesterona (17-OHP) basal é de 150 ng/dL (VR < 100 ng/dL) e o Sulfato de Deidroepiandrosterona (DHEA-S) está discretamente elevado para a idade. Qual a conduta?
Realizar teste de estímulo com análogo do Hormônio Liberador de Gonadotrofinas (GnRH) para diagnosticar Puberdade Precoce Central (PPC).
Iniciar bloqueio puberal com análogo do GnRH para preservar a estatura final.
Realizar teste de estímulo com Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH) (Cortrosina) para confirmar Hiperplasia Adrenal Congênita forma não clássica.
Diagnóstico de Adrenarca Precoce; tranquilização e acompanhamento clínico, pois os exames afastam formas graves de Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e puberdade precoce central.