

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O Sr. J.A.S. de 52 anos, assintomático, sem diagnóstico prévio de diabetes, realiza rastreamento laboratorial. Apresenta glicemia plasmática de jejum de 132 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 6,3%. Qual é a conduta mais adequada para confirmar o diagnóstico? Assinalar entre as alternativas abaixo a que melhor responde ao questionamento.
Repetir a glicemia de jejum em outra ocasião (ou realizar um segundo teste diagnóstico) e confirmar diabetes apenas se houver dois exames alterados ou se a alteração for confirmada na repetição.
Confirmar diabetes mellitus imediatamente, pois uma glicemia de jejum ≥126 mg/dL é suficiente no assintomático.
Solicitar teste oral de tolerância à glicose (TOTG) e, se a glicemia de 2 horas for ≥140 mg/dL, confirmar diabetes mellitus.
Diagnosticar pré-diabetes e iniciar apenas mudanças de estilo de vida, sem necessidade de confirmação laboratorial.