

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
R.R.F., 79 anos, sexo feminino, HAS, DRC estágio 3, demência leve e recente fratura de fêmur. Está hospitalizada há 6 dias, com ingestão alimentar < 40% das necessidades energéticas diárias. Recusa parte das refeições por inapetência. Manteve uso exclusivo de dieta oral e suplementos, com manutenção da perda ponderal e hipoalbuminemia progressiva.
Segundo a diretriz ESPEN (2023), qual é a conduta mais adequada? Assinalar entre as alternativas abaixo a que melhor responde ao questionamento.
Iniciar nutrição enteral precoce para atingir metas, preferencialmente antes de considerar parenteral.
Manter dieta oral e ampliar ONS com adição de bHMB e micronutrientes.
Iniciar nutrição parenteral total, pela baixa adesão à dieta.
Encaminhar à avaliação geriátrica para decisão posterior.