

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma criança de 8 anos é levada à Unidade de Saúde da Família com história de tosse seca recorrente, chiado no peito e dispneia, principalmente à noite e após atividade física. A mãe refere episódios semelhantes nos últimos meses, com melhora após uso de broncodilatador inalatório. Ao exame, apresenta sibilos expiratórios difusos, sem sinais de gravidade. Considerando o manejo do caso na Atenção Primária à Saúde, é correto afirmar que a conduta adequada é:
Iniciar tratamento sintomático com xaropes antitussígenos, evitando o uso de broncodilatadores em crianças.
Prescrever broncodilatador de longa ação como primeira escolha, sem necessidade de corticoide inalatório.
Estabelecer o diagnóstico clínico de asma e iniciar tratamento com broncodilatador de alívio associado à terapia de controle, como corticoide inalatório, além de orientações e acompanhamento.
Considerar o quadro como infecção respiratória de repetição e instituir antibioticoterapia profilática.
Restringir a prática de atividades físicas como principal medida terapêutica, sem necessidade de tratamento farmacológico.