Imagem de fundo

Um paciente de 42 anos de idade, servidor público, foi encaminhado ao ambulatório de ac...

Um paciente de 42 anos de idade, servidor público, foi encaminhado ao ambulatório de acupunturiatria pela clínica médica, devido a cefaleia crônica. O paciente relata que há cerca de três anos apresenta cefaleia generalizada, difusa, em peso, com frequência média de duas a três vezes por semana; relaciona com estresse do trabalho e com alimentação mais pesada (fast food, frituras, carnes gordas). No interrogatório dirigido, relatou sensação de sonolência intensa durante o período da tarde, mesmo com sono aparentemente normal e em bom número de horas à noite. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com sobrepeso, normocorado, anictérico; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; PA igual a 140 mmHg × 90 mmHg; abdome normotenso, indolor, sem vísceras palpáveis; discreto edema de membros inferiores; língua normocorada com revestimento branco e aumentado; pulso radial tipo escorregadio (deslizante). Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa correta.

A

Em concordância com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são B 20, VC 12 (Ren 12), E 36, B 17, BP 10, BP 6.

B

Do ponto de vista do discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado à deficiência de Shen, gerando acúmulo de Tan Zhuo (mucosidade turva).

C

De acordo com o diagnóstico pela medicina tradicional chinesa, as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para o tratamento são IG 4, VB 34, F 3, R 3, BP 6.

D

Segundo o discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado a distúrbio de Pi, gerando acúmulo de Tan Zhuo (mucosidade turva).

E

Com base na medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como relacionado a distúrbio de Pi, gerando deficiência de Xue.