Imagem de fundo

Um paciente de 36 anos de idade, bancário, foi encaminhado ao acupunturiatra pela unida...

Um paciente de 36 anos de idade, bancário, foi encaminhado ao acupunturiatra pela unidade de gastroenterologia, com o diagnóstico de síndrome do intestino irritável. O paciente relatou que, há cerca de três anos, desde que assumiu a chefia do departamento em que trabalha, apresenta frequentes episódios de diarreia, que sobrevêm subitamente, precedidos de dor abdominal, com urgência retal, em situações mais variadas e em qualquer horário de sua atividade diária. Sente-se ansioso, inseguro e emocionalmente abalado. Queixa-se de desconforto no peito, eructações frequentes, diminuição do apetite e flatulência. Ao exame físico, apresenta-se normocorado, anictérico, afebril; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; abdome distendido, timpânico, com ruídos hidroaéreos aumentados, vísceras impalpáveis; língua ligeiramente avermelhada com revestimento branco e fino. Do ponto de vista do discurso da medicina tradicional chinesa, esse quadro clínico é classificado como

A

deficiência do Yang de Shèn, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são VC 4 (Ren 4), Du 4 (VG 4) e B 23, com moxa.

B

Gan Qi atacando Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são Ren 12 (VC 12), E 25 e E 36, F 3 e VB 34.

C

deficiência de Pi e Wei, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, Ren 12 (VC 12), E 25 e E

D

deficiência do Yang de Shèn e Gan, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 23, B 18, R 3, F 5, E 25 e E 36, com moxa.

E

calor umidade no Da Chang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são Ren 12 (VC 12), E 25, E 37, BP 9, IG 4 e IG 11.