Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam, além da análise do relato do pacie...

Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam, além da análise do relato do paciente, vários outros instrumentos de propedêutica, entre eles a inspeção da língua. Com base na sistematização analógica que a medicina tradicional chinesa utiliza nesse exame, assinale a alternativa correta.

A

Apresentar uma língua vermelho mais claro que o normal indica uma situação causada por deficiência de Qi ou de Yang ou de Xue, ou uma síndrome de frio; apresentar uma língua mais vermelha que o normal indica síndrome de calor, somente em síndromes de excesso.

B

Apresentar uma língua vermelho-escuro, tendendo a carmesim, indica extremo calor interno; pode acontecer no estágio crítico de doenças febris causadas por fatores patogênicos exógenos ou em doenças internas prolongadas com severo consumo de Yin ou de Yang.

C

Apresentar uma língua púrpura indica tanto síndrome de frio quanto síndrome de calor; uma língua púrpuro-intensa, fina e seca é sinal de consumo excessivo de Yin e Jin Ye, causados pela abundância de calor e estagnação de Qi e Xue; uma língua púrpura-azulada e úmida é causada pela estagnação dos Xue Mai devido ao frio interior.

D

Apresentar uma língua edemaciada e com o corpo maior que o normal indica deficiência de Yang de Pi e(ou) de Shen levando à retenção de fluidos e à estagnação da mucosidade; uma língua fina ou magra indica má nutrição do corpo da língua devido à deficiência de Qi, se fina e pálida, deve-se à deficiência de Qi e Yang; se fina, seca e cor carmesim, deve-se ao consumo de Jin Ye resultante de deficiência de essência.

E

Apresentar uma língua com fissuras visíveis na superfície indica acúmulo de líquidos corpóreos; se pálida com fissuras, deve-se à deficiência de Xue; se vermelho-escuro com fissuras, deve-se ao acúmulo de líquidos corpóreos por deficiência de Yang.