Medicina Especialidade Acunpuntura

Os antigos médicos tradicionais chineses utilizavam, além da análise do relato do paciente, vários outros instrumentos de propedêutica, entre eles a inspeção da língua. Com base na sistematização analógica que a medicina tradicional chinesa utiliza nesse exame, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apresentar uma língua vermelho mais claro que o normal indica uma situação causada por deficiência de Qi ou de Yang ou de Xue, ou uma síndrome de frio; apresentar uma língua mais vermelha que o normal indica síndrome de calor, somente em síndromes de excesso.

  • B.

    Apresentar uma língua vermelho-escuro, tendendo a carmesim, indica extremo calor interno; pode acontecer no estágio crítico de doenças febris causadas por fatores patogênicos exógenos ou em doenças internas prolongadas com severo consumo de Yin ou de Yang.

  • C.

    Apresentar uma língua púrpura indica tanto síndrome de frio quanto síndrome de calor; uma língua púrpuro-intensa, fina e seca é sinal de consumo excessivo de Yin e Jin Ye, causados pela abundância de calor e estagnação de Qi e Xue; uma língua púrpura-azulada e úmida é causada pela estagnação dos Xue Mai devido ao frio interior.

  • D.

    Apresentar uma língua edemaciada e com o corpo maior que o normal indica deficiência de Yang de Pi e(ou) de Shen levando à retenção de fluidos e à estagnação da mucosidade; uma língua fina ou magra indica má nutrição do corpo da língua devido à deficiência de Qi, se fina e pálida, deve-se à deficiência de Qi e Yang; se fina, seca e cor carmesim, deve-se ao consumo de Jin Ye resultante de deficiência de essência.

  • E.

    Apresentar uma língua com fissuras visíveis na superfície indica acúmulo de líquidos corpóreos; se pálida com fissuras, deve-se à deficiência de Xue; se vermelho-escuro com fissuras, deve-se ao acúmulo de líquidos corpóreos por deficiência de Yang.