Imagem de fundo

Um paciente de 64 anos de idade, hipertenso há vinte anos e sem tratamento, há seis mes...

Um paciente de 64 anos de idade, hipertenso há vinte anos e sem tratamento, há seis meses, começou a apresentar dispneia aos esforços. Foi ao médico, que diagnosticou miocardiopatia hipertensiva e insuficiência cardíaca. Poucos dias depois, apresentou edema agudo de pulmão, evoluindo a óbito no hospital. Tinha diagnóstico de câncer de próstata há seis meses.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o preenchimento correto da declaração de óbito do paciente.

A
Causa básica da morte: câncer de próstata; causas intermediárias: miocardiopatia hipertensiva e insuficiência cardíaca; e causa imediata da morte: edema agudo de pulmão.
B
Causa básica da morte: edema agudo de pulmão; causas intermediárias: miocardiopatia hipertensiva e insuficiência cardíaca; e causa imediata da morte: hipertensão arterial sistêmica.
C
Outra condição significativa que contribuiu para o óbito: câncer de próstata; causa básica da morte: hipertensão arterial sistêmica; e causa intermediária: edema agudo de pulmão.
D
Causa básica da morte: hipertensão arterial sistêmica; causas intermediárias: miocardiopatia hipertensiva e insuficiência cardíaca; e causa imediata da morte: edema agudo de pulmão.
E
Causa básica da morte: hipertensão arterial sistêmica; causas intermediárias: câncer de próstata e insuficiência cardíaca; e causa imediata da morte: edema agudo de pulmão.