Imagem de fundo

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Paciente de 4 anos ...

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Paciente de 4 anos de idade, com diagnóstico de leucemia linfoide aguda, encontra-se em primeira remissão clínica completa. Recebeu há 5 dias doxorrubicina, asparaginase vincristina e ciclofosfamida em doses plenas. Procura emergência por dor perianal importante. Ao exame físico não há alterações. Temperatura axilar foi medida pela mãe em três episódios com intervalo de 4 horas entre as medições, mantendo valores entre 37,8°C e 38°C. Realizado hemograma, leucócitos encontram-se em 1.500/mm3 com fagócitos em 800/mm3 e plaquetas em 80.000/mm3. Qual a conduta mais comumente preconizada e sua justificativa?

A

Orientar a mãe que só procure atendimento na emergência se a temperatura ultrapassar 38°C, pois inferior a isto não há necessidade.

B

Observação clínica, pois o exame físico está normal.

C

Orientar que se faça antitérmico se a temperatura exceder 38°C, pois trata-se de foco viral.

D

Retirar a profilaxia com sulfametoxazol e trimetroprim para melhor observar o quadro, pois tem mais de 500 fagócitos por mm3.

E

Coleta de hemocultura e internação com antibioticoterapia que leve em conta o foco perianal, pois existe previsão de queda da leucometria.