Imagem de fundo

Idade, sexo, hipertensão arterial, diabete melito, LDL elevado, HDL elevado, tabagismo ...

Idade, sexo, hipertensão arterial, diabete melito, LDL elevado, HDL elevado, tabagismo são considerados fatores de risco tradicionais por participarem da etiopatogenia da aterosclerose, fazendo parte do escore de Framingham. Acerca da fisiopatologia da aterosclerose, assinale a alternativa correta.

A

Em termos de prevenção secundária, o uso de AAS, estatina, betabloqueadores e IECA mostrou-se mais eficaz na redução da mortalidade cardiovascular que interromper o hábito de fumar.

B
Lipoproteínas ricas em triglicerídeos apresentam maior grau de evidência como fator de aterogênese que LDL e HDL, uma vez que têm sua dosagem sérica influenciada pela dieta.
C

O componente diastólico da pressão arterial exerce maior influência que o sistólico no aumento da mortalidade cardiovascular e eventos neurológicos, após a sexta década.

D

A resistência à insulina, ao contrário do estado hiperglicêmico franco, não é capaz de gerar aterosclerose, uma vez que a disfunção endotelial ainda não ocorre nessa fase.

E

Estudos como o PROVE-IT atestaram que a terapêutica agressiva com estatina (80 mg atorvastatina) reduz os eventos clínicos (infarto, angina instável e(ou) revascularização).