Imagem de fundo

Com relação ao uso de quimioterápicos e o sistema cardiovascular, marque a alternativa ...

Com relação ao uso de quimioterápicos e o sistema cardiovascular, marque a alternativa CORRETA:

A

Dentre os efeitos adversos dos quimioterápicos no sistema cardiovascular, destaca-se, pela frequência e gravidade, a agressão miocárdica com disfunção ventricular sistólica e insuficiência cardíaca, mas o aparecimento destas complicações não é determinante da interrupção do tratamento quimioterápico, pois a insuficiência cardíaca tem melhor prognóstico que as neoplasias.

B

A agressão miocárdica com os diferentes quimioterápicos ocorre precocemente e pode ser constatada pela dosagem de biomarcadores como troponina e BNP (brain natriuretic peptide) e com maior frequência do que aquela reportada pela diminuição da fração de ejeção.

C

A ocorrência da disfunção ventricular sistólica e diastólica assintomática ou sintomática é evidenciada em alguns estudos, e não tem relação com os clássicos fatores de risco.

D

Os efeitos cardiotóxicos clássicos não são cumulativos, porém têm relação com a dose, a velocidade de infusão, a associação de drogas e as insuficiências hepática e renal, embora nem todos os quimioterápicos tenham potencial para causar toxicidade.