Com relação à investigação diagnóstica e etiológica da insuficiência cardíaca (IC) no I...

Com relação à investigação diagnóstica e etiológica da insuficiência cardíaca (IC) no Idoso, marque a alternativa CORRETA:

A

A radiografia do tórax apresenta grande sensibilidade e especificidade em idosos, pois pode identificar sinais sugestivos de edema intersticial relacionado à hipertensão venosa pulmonar, além de permitir o diagnóstico de doenças pulmonares crônicas, neoplasias pulmonares, infecções pulmonares, etc.

B

O Eletrocardiograma, embora inespecífico no diagnóstico da IC, raramente se apresenta dentro dos limites da normalidade e tem grande valor preditivo negativo, sendo, portanto, a presença de um traçado eletrocardiográfico normal indicativo de ausência da patologia.

C

O ecodopplercardiograma transtorácico bidimensional permite avaliar a função e as estruturas cardíacas. Por ser um método não invasivo com ótima relação custo/efetividade parece ser o método ideal, principalmente para identificar o tipo de disfunção cardíaca e orientar a melhor terapêutica.

D

O Peptídeo natriurético tipo B, hormônio produzido principalmente por cardiomiócitos ventriculares, cuja secreção está associada à sobrecargas cardíacas, é um método de aplicação fácil, porém demorado, embora com boa relação de custo/efetividade, e está particularmente indicado no diagnóstico diferencial da sobrecarga de volume e pressão.