Imagem de fundo

O rápido avanço tecnológico reduziu substancialmente as complicações inerentes ao catet...

O rápido avanço tecnológico reduziu substancialmente as complicações inerentes ao cateterismo cardíaco. Com referência às indicações e contra-indicações de cinecoronariografia, assinale a alternativa incorreta.

A

Área isquêmica moderada é um marcador de alto risco em testes não-invasivos, sendo recomendada a indicação de cinecoronariografia nos casos de angina estável.

B

As indicações de cinecoronariografia na angina estável compreendem os sintomas atuais e marcadores não-invasivos de alto risco para eventos adversos, como, por exemplo, disfunção ventricular grave ao repouso (fração de ejeção menor 35%).

C

Em caso de infarto agudo do miocárdio (IAM), a coronariografia pode ser indicada após terapia trombolítica.

D

Após o advento da ecocardiografia, o uso do cateterismo como método diagnóstico de valvopatias praticamente se extinguiu, ficando restrito aos casos em que há discrepância entre clínica e ecocardiograma.

E

No caso das miocardiopatias e das doenças valvares, o cateterismo foi largamente substituído por testes não-invasivos de maior eficiência diagnóstica, como o ecocardiograma transesofágico e a tomografia computadorizada (TC) helicoidal com contraste.