A avaliação do quadro hematológico de crianças portadoras de cardiopatias congênitas é ...

A avaliação do quadro hematológico de crianças portadoras de cardiopatias congênitas é essencial para diagnosticar situações de risco que requer abordagens terapêuticas especiais. A série vermelha necessita de controles regulares por conta de implicações decorrentes de transtornos anêmicos subjacentes que só fazem agravar os efeitos das lesões cardíacas congênitas. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

A

A extração dentária, em pacientes policitêmicos portadores de cardiopatia congênita cianótica, sem sangramentos, dispensa avaliação de distúrbios da coagulação.

B

A baixa viscosidade do sangue policitêmico em crianças com cardiopatia congênita cianótica aumenta o risco de trombose vascular, principalmente das veias cerebrais.

C

O aumento da policitemia, frequentemente associada à cefaleia, à fadiga e à dispneia ou, ainda, à combinação dessas condições, é indicação para cirurgia paliativa ou corretiva da cardiopatia congênita em curso.

D

Nos lactentes portadores de cardiopatias congênitas acianóticas com shunts esquerda-direita, a insuficiência cardíaca instala-se na fase posterior à anemia fisiológica da infância.

E

A policitemia é situação frequente nos pacientes portadores de cardiopatias acianóticas com shunt direita-esquerda.