Imagem de fundo

Uma paciente de 34 anos de idade realizou, há três dias, retossigmoidectomia com anasto...

Uma paciente de 34 anos de idade realizou, há três dias, retossigmoidectomia com anastomose primária por endometriose profunda, para tratamento de infertilidade, por videolaparoscopia com drenagem. Há um dia, apresenta dor abdominal difusa, com defesa muscular e dreno seroso, e está febril e taquicárdica.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

A
Quando operada, a endometriose pode induzir o aparecimento de febre e taquicardia por liberação do fator de necrose tecidual. Como a drenagem está serosa, deve ser realizada analgesia para melhora da dor.
B
Quando realizada a drenagem da cavidade, existe prevenção para aparecimento de fístulas, portanto a paciente deve estar apresentando infecção do trato urinário.
C
Esse quadro clínico sugere deiscência de anastomose. Como a paciente já está drenada, deve-se realizar a troca de antibiótico para tratar a sepse.
D
A paciente apresenta sinal de peritonite difusa e deve ser submetida é reoperação para provável tratamento de deiscência de anastomose.
E
Nas anastomoses grampeadas, que são realizadas por videolaparoscopia, as deiscências de anastomose nunca acontecem. Sendo assim, a paciente necessita de realizar exames para esclarecer o diagnóstico.