A fase proliferativa da cicatrização de uma ferida, com predomínio entre o 4.º e 14.º dia, tem como protagonista central a população de fibroblastos presentes no local e sua produção de moléculas estimulada por vários fatores de crescimento. Considere as seguintes moléculas:
1. Colágeno Tipo III.
2. Colágeno Tipo I.
3. Fibronectina.
4. Glicosaminoglicanos.
É/São produto(s) dos fibroblastos durante a fase proliferativa de cicatrização:
Citocina fundamental na cicatrização das feridas, produzida por monócitos e linfócitos, estimula a proliferação de fibroblastos e é fator quimiotático para neutrófilos e macrófagos. O texto se refere à/ao:
A
fator de crescimento de transformação – Beta (TGF-beta).
B
fator de necrose tumoral – Alfa (TNF- alfa).
C
interleucina – 1 (IL-1).
D
fator de crescimento epidérmico (EGF).
E
fator de crescimento derivado das plaquetas (PDGF).
Um paciente com 70 anos de idade, diabético, hipertenso e tabagista é admitido na emergência com um quadro de isquemia em membro inferior esquerdo com lesão trófica distal, caracterizada por gangrena do primeiro e segundo pododáctilos. Considerando o caso clínico e as lesões tróficas apresentadas pelo paciente, assinale a alternativa correta quanto à classificação:
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura
Ilimitada,
você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os
recursos Gran.