Medicina Especialidade Endocrinologia

Um paciente de 65 anos de idade é atendido no ambulatório com quadro de astenia e inapetência nos últimos três dias. Apresenta história de, há pouco mais de 20 dias, ter terminado uso de antibiótico, de cujo nome ele não se lembra, para sinusite. Agora apresenta febre (38,9 °C); FR = 34 irpm; PA = 84 mmHg x 47mmHg; SatO2 = 91 % em ar ambiente. No exame físico, chama atenção a ausculta com estertores crepitantes, principalmente em bases, mais à direita, e sibilos. O paciente está levemente confuso. Evolui no atendimento com piora no padrão respiratório, com relação P2/OFiO2 = 189 e FC = 124 bpm, e não responde à reposição volêmica inicial, persistindo a instabilidade hemodinâmica.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Uma opção para o tratamento desse paciente é o uso da associação de betalactâmico com quinolona respiratória.
  • C. Certo
  • E. Errado