Imagem de fundo

Quanto às alterações hemodinâmicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verda...

Quanto às alterações hemodinâmicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os termos hiperemia e congestão indicam um aumento local do volume de sangue em um determinado tecido. A diferença é que a hiperemia é um processo passivo, que resulta da redução do efluxo de um tecido. E congestão é um processo ativo, que resulta do aumento do influxo tecidual devido à dilatação arteriolar.

( ) As diáteses hemorrágicas podem ser divididas nas seguintes condições: o hematoma pode ser um sangramento externo ou contido dentro do espaço de um tecido. Pode acumular sangue o suficiente para serem fatais. A equimose é a infiltração hemática dentre as fibras dos tecidos. Não fica contida dentro de um espaço. O sangue é degradado e fagocitado por macrófagos e com o tempo vai mudando a sua cor (hemoglobina>bilirubina>hemossiderina).Diminutas equimoses (1 a 2 mm cada) são chamados de petéquias.

( ) A trombose é uma desregulação que origina a formação de trombos. Três influências primárias predispõem a formação de trombos: (1) lesão endotelial, (2) estase ou turbulência do fluxo sanguíneo e (3) hipercoagulabilidade sanguínea.

( ) A Coagulação Intravascular Disseminada não é uma doença primária, mas um distúrbio associado à ativação difusa da coagulação. Há início súbito ou insidioso de trombos de fibrina, que se disseminam pela circulação.

( ) No Tromboembolismo Pulmonar, a maioria é clinicamente silenciosa, porque os êmbolos são pequenos. Portanto, são raras as mortes súbitas tromboembólicas em adultos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

F – F – F – V – V.

B

V – F – V – F – V.

C

F – V – V – V – F.

D

F – F – V – V – F.

E

V – V – F – F – V.